top of page

Por que a IA salvará o mundo


By Marc Andreessen - 6 DE JUN. DE 2023

ree


A era da Inteligência Artificial está aqui, e as pessoas estão ficando loucas com isso.


Felizmente, estou aqui para trazer boas notícias: a IA não irá destruir o mundo e, na verdade, pode salvá-lo.

Primeiro, uma breve descrição do que é a IA: a aplicação de matemática e código de software para ensinar computadores a entender, sintetizar e gerar conhecimento de maneiras semelhantes às pessoas. A IA é um programa de computador como qualquer outro - ele executa, recebe entrada, processa e gera saída. A saída da IA é útil em uma ampla variedade de áreas, desde codificação até medicina, direito e artes criativas. Ela pertence às pessoas e é controlada por pessoas, assim como qualquer outra tecnologia.

Uma descrição mais curta do que a IA não é: um software assassino e robôs que ganharão vida e decidirão assassinar a raça humana ou arruinar tudo, como vemos nos filmes.

Uma descrição ainda mais curta do que a IA pode ser: uma maneira de melhorar tudo o que nos importa.


Por que a IA pode melhorar tudo o que nos importa


A conclusão mais validada do núcleo das ciências sociais ao longo de muitas décadas e milhares de estudos é que a inteligência humana melhora uma ampla gama de resultados na vida. Pessoas mais inteligentes têm melhores resultados em quase todas as áreas de atividade: conquistas acadêmicas, desempenho no trabalho, status ocupacional, renda, criatividade, saúde física, longevidade, aprendizado de novas habilidades, gerenciamento de tarefas complexas, liderança, sucesso empreendedor, resolução de conflitos, compreensão de leitura, tomada de decisões financeiras, compreensão das perspectivas dos outros, artes criativas, resultados na criação de filhos e satisfação com a vida.

Além disso, a inteligência humana é a alavanca que temos usado por milênios para criar o mundo em que vivemos hoje: ciência, tecnologia, matemática, física, química, medicina, energia, construção, transporte, comunicação, arte, música, cultura, filosofia, ética, moralidade. Sem a aplicação de inteligência em todos esses domínios, ainda estaríamos vivendo em cabanas de barro, ralando para sobreviver com uma existência escassa de agricultura de subsistência. Em vez disso, usamos nossa inteligência para elevar nosso padrão de vida em uma ordem de grandeza de 10.000 vezes nos últimos 4.000 anos.

O que a IA nos oferece é a oportunidade de aumentar profundamente a inteligência humana para melhorar todos esses resultados da inteligência - e muitos outros, desde a criação de novos medicamentos até formas de resolver as mudanças climáticas e tecnologias para alcançar as estrelas - de forma muito melhor a partir daqui.

O aumento da IA na inteligência humana já começou - a IA já está ao nosso redor na forma de sistemas de controle de computador de muitos tipos, está agora se expandindo rapidamente com grandes modelos de linguagem de IA como o ChatGPT e acelerará muito rapidamente a partir daqui - se permitirmos.


Na nossa nova era da IA:


Cada criança terá um tutor de IA infinitamente paciente, infinitamente compassivo, infinitamente conhecedor e infinitamente prestativo. O tutor de IA estará ao lado de cada criança em cada etapa de seu desenvolvimento, ajudando-os a maximizar seu potencial com a versão mecânica do amor infinito.


Cada pessoa terá um assistente de IA/coach/mentor/treinador/conselheiro/terapeuta infinitamente paciente, infinitamente compassivo, infinitamente conhecedor e infinitamente prestativo. O assistente de IA estará presente em todas as oportunidades e desafios da vida, maximizando os resultados de cada pessoa.


Cada cientista terá um assistente de IA/colaborador/parceiro que ampliará enormemente o escopo de sua pesquisa científica e suas conquistas. Cada artista, engenheiro, empresário, médico, cuidador terá o mesmo em seus respectivos campos.


Cada líder de pessoas - CEO, funcionário do governo, presidente de uma organização sem fins lucrativos, treinador atlético, professor - terá o mesmo. Os efeitos de ampliação de melhores decisões por líderes sobre as pessoas que eles lideram são enormes, portanto, esse aumento de inteligência pode ser o mais importante de todos.


O crescimento da produtividade em toda a economia acelerará dramaticamente, impulsionando o crescimento econômico, a criação de novas indústrias, a criação de novos empregos e o aumento dos salários, resultando em uma nova era de prosperidade material elevada em todo o planeta.


Descobertas científicas, novas tecnologias e medicamentos se expandirão dramaticamente, à medida que a IA nos ajuda a decifrar ainda mais as leis da natureza e a aproveitá-las em nosso benefício.


As artes criativas entrarão em uma era dourada, à medida que artistas, músicos, escritores e cineastas aumentados por IA ganham a capacidade de realizar suas visões muito mais rapidamente e em uma escala maior do que nunca.


Eu até acredito que a IA vai melhorar a guerra, quando for inevitável, reduzindo drasticamente as taxas de morte em tempos de guerra. Toda guerra é caracterizada por decisões terríveis tomadas sob intensa pressão e com informações extremamente limitadas por líderes humanos muito limitados. Agora, comandantes militares e líderes políticos terão conselheiros de IA que os ajudarão a tomar decisões estratégicas e táticas muito melhores, minimizando riscos, erros e derramamento de sangue desnecessário.


Em resumo, tudo o que as pessoas fazem hoje com sua inteligência natural pode ser feito muito melhor com a IA, e seremos capazes de enfrentar novos desafios que eram impossíveis de lidar sem a IA, desde a cura de todas as doenças até a conquista de viagens interestelares.

E isso não é apenas sobre inteligência! Talvez a qualidade mais subestimada da IA seja como ela pode humanizar. A arte da IA dá às pessoas que, de outra forma, não possuem habilidades técnicas, a liberdade de criar e compartilhar suas ideias artísticas. Conversar com um amigo de IA empático realmente melhora sua capacidade de lidar com adversidades. E os chatbots médicos de IA já são mais empáticos do que seus equivalentes humanos. Em vez de tornar o mundo mais duro e mecanicista, a IA infinitamente paciente e simpática tornará o mundo mais caloroso e agradável.

Os riscos aqui são altos. As oportunidades são profundas. A IA é possivelmente a coisa mais importante - e melhor - que nossa civilização já criou, certamente em pé de igualdade com eletricidade e microchips, e provavelmente além desses.

O desenvolvimento e a proliferação da IA - longe de ser um risco que devemos temer - são uma obrigação moral que temos conosco, com nossos filhos e com nosso futuro.

Deveríamos estar vivendo em um mundo muito melhor com a IA, e agora podemos.


Então, por que o pânico?


Leia o artigo completo em: https://shorturl.at/jowY7



Comentários


bottom of page