top of page

ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS LANÇA RECOMENDAÇÕES SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BRASIL


ree


A Academia Brasileira de Ciências lançou em 9 de novembro o documento “Recomendações para o Avanço da Inteligência Artificial no Brasil”. A publicação foi feita por um grupo de trabalho formado por 16 pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. O objetivo foi mapear os desafios para o desenvolvimento de Inteligências Artificiais (IA) nacionais e apontar caminhos para seu uso responsável em todos os setores da sociedade onde elas possam ser aplicadas.


O coordenador do grupo foi o Acadêmico Virgilio Almeida, professor do Departamento de Computação da UFMG. Ele enfatizou que o mundo passa por um novo período de disrupção tecnológica, no qual o Brasil tem somente uma pequena janela de oportunidade para se inserir. “O Brasil não pode ser apenas um consumidor de IA estrangeira. É questão de soberania nacional”, disse.


A IA está presente em tecnologias recentes e revolucionárias como o ChatGPT e o DALL-E, que geram, respectivamente, textos e imagens complexas a partir de comandos simples escritos em linguagem comum. Mas a IA também se faz presente em plataformas mais antigas, como aplicativos para geolocalização e seleção de conteúdo em redes sociais. “Já é algo que está em nosso dia a dia e causando alterações profundas. Um exemplo são a nova classe dos trabalhadores de aplicativos e todas as questões sociais oriundas disso”, refletiu Virgilio Almeida.




Comentários


bottom of page