top of page

Na batalha pela I.A., Meta decide entregar suas joias da coroa

A gigante da tecnologia lançou publicamente sua mais recente tecnologia de I.A. para que as pessoas possam construir seus próprios chatbots. Rivais como o Google dizem que essa abordagem pode ser perigosa.


THE NEW YORK TIMES






May 18, 2023



Em fevereiro, a Meta fez um movimento incomum no mundo em rápida evolução da inteligência artificial: decidiu doar suas joias da coroa de I.A.


A gigante do Vale do Silício, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, criou uma tecnologia de I.A. chamada LLaMA, que pode alimentar chatbots online. Mas, em vez de manter a tecnologia para si mesma, a Meta liberou o código de computador subjacente do sistema. Acadêmicos, pesquisadores do governo e outros que forneceram seu endereço de e-mail à Meta puderam baixar o código assim que a empresa examinou o indivíduo.


Essencialmente, a Meta estava dando sua tecnologia como de I.A. software de código aberto - código de computador que pode ser livremente copiado, modificado e reutilizado - fornecendo a pessoas de fora tudo o que precisam para criar rapidamente seus próprios chatbots.


“A plataforma que vencerá será a aberta”, disse Yann LeCun, chefe de IA da Meta. cientista, disse em uma entrevista.


Como uma corrida para liderar a I.A. esquenta em todo o Vale do Silício, a Meta está se destacando de seus rivais por adotar uma abordagem diferente para a tecnologia. Impulsionada por seu fundador e executivo-chefe, Mark Zuckerberg, a Meta acredita que a coisa mais inteligente a fazer é compartilhar sua inteligência artificial subjacente. motores como forma de espalhar sua influência e, finalmente, mover-se mais rapidamente em direção ao futuro.


Suas ações contrastam com as do Google e da OpenAI, as duas empresas que lideram a nova corrida armamentista da I.A.. Preocupado que ferramentas de I.A. como chatbots sejam usadas para espalhar desinformação, discurso de ódio e outros conteúdos tóxicos, essas empresas estão se tornando cada vez mais secretas sobre os métodos e software que sustentam seus produtos de I.A.





Comentários


bottom of page