top of page

Entenda como a computação quântica pode destruir a internet

Próxima geração de computadores abrirá um mundo de possibilidades, o que inclui riscos para a segurança online


FINANCIAL TIMES - FSP


Sam Learner

John Thornhill

Irene de la Torre Arenas



Instalação interativa Quantum Garden (2018), de Robin Baumgarten, que simula uma partícula quântica quando você toca em qualquer uma das 228 nascentes da obra - Divulgação


NOVA YORK e LONDRES | FINANCIAL TIMES


É o chamado Dia Q —o dia em que um computador quântico robusto, como este, será capaz de decifrar o método criptográfico mais comum utilizado para proteger os nossos dados digitais.

O Dia Q terá implicações enormes para todas as empresas de internet, bancos e governos —bem como para a nossa privacidade pessoal.

E sabemos que isso um dia vai acontecer. A única questão é descobrir quando.


Por enquanto, os computadores quânticos, que exploram a fantasmagórica física das partículas subatômicas, continuam a ser instáveis demais para realizar operações sofisticadas por muito tempo. O computador Osprey da IBM, supostamente o computador quântico mais potente desenvolvido até hoje, tem apenas 433 qubits (ou bits quânticos), quando a maioria dos cientistas da computação considera que 1 milhão de qubits seriam necessários para concretizar o potencial da tecnologia. Talvez ainda estejamos a uma década de distância disso.


Mas em 1994 o matemático americano Peter Shor escreveu um algoritmo que, teoricamente, poderia ser executado em um computador quântico potente para decifrar o protocolo criptográfico RSA, o mais utilizado para proteger transações online. O algoritmo RSA explora o fato de que, embora seja muito fácil multiplicar dois números primos grandes, ninguém descobriu até agora uma forma eficiente de um computador clássico efetuar o cálculo inverso. Shor mostrou de que maneira um computador quântico poderia fazê-lo com relativa facilidade. Um artigo de pesquisa recente publicado na China explorou a possibilidade de uma abordagem híbrida entre a computação clássica e a quântica capaz de adiantar a chegada do Dia Q.


Empolgadas com as possibilidades de construir o primeiro computador quântico robusto e aterrorizadas com a perspectiva de ficarem em segundo lugar, as principais potências mundiais agora estão envolvidas em uma corrida para desenvolver a tecnologia.

...

MAS COMO É QUE A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA FUNCIONA, NA VERDADE?

Para compreender a resposta, primeiro é necessário compreender o funcionamento de um computador clássico.



A unidade básica da computação clássica é um bit, que pode estar em um de dois estados binários: desligado ou ligado, frequentemente descritos como 0 ou 1.


Uma sequência de oito bits é conhecida como um "byte", que pode armazenar muito mais dados do que um bit.



Embora cada bit individual contenha apenas dois valores, um byte completo contém 256 combinações únicas.


São combinações suficientes para codificar todos os caracteres do alfabeto latino, utilizando um sistema chamado ASCII.


...


Leia a matéria completa em https://shorturl.at/uvyJ4

Comentários


bottom of page