Chefe da ONU diz apoiar criação de agência que regule IA
- Bruno Augusto Santos Oliveira
- 23 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
António Guterres citou Agência Internacional de Energia Atômica como exemplo a ser seguido
VEJA Por Da Redação 12 jun 2023, 18h43

Secretary-General António Guterres addresses the Summit for a New Global Financial Pact in Paris, France. United Nations/Cyril Bailleul
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, disse nesta segunda-feira, 12, apoiar uma proposta feita por alguns executivos da área da Inteligência Artificial (IA) de criar um órgão internacional de vigilância da nova tecnologia, à exemplo do que já é feito com energia nuclear Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
“Eu seria favorável à ideia de que poderíamos ter uma agência de inteligência artificial inspirada no que é hoje a agência internacional de energia atômica”, comentou
Apesar de Guterres afirmar que criar uma instituição seria “muito interessante”, somente os Estados-membros podem criar a agência, não o secretariado das Nações Unidas. A IAEA, por exemplo, sediada em Viena e criada em 1957, promove o uso seguro, protegido e pacífico de tecnologias nucleares, enquanto observa possíveis violações do Tratado de Não Proliferação.
A tecnologia de IA generativa, técnica de algoritmos de aprendizado de máquina que produz conteúdo a partir de informações que já existem, cativou o público desde que o ChatGPT foi lançado, há mais de seis meses. No entanto, a inteligência se tornou um foco de preocupação desde que descobriram sua capacidade de criar imagens deepfake e outras desinformações.
Leia a matéria completa em: https://shorturl.at/kIQ03




Comentários