ChatGPT inventa lavagem de dinheiro e é alvo de 1ª ação na Justiça nos EUA
- Bruno Augusto Santos Oliveira
- 23 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Aurélio Araújo
Colaboração com Tilt, de São Paulo

A OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, a inteligência da moda, virou alvo de uma ação judicial por difamação nos Estados porque o chatbot inventou uma mentira sobre um radialista.
Primeira caso envolvendo a OpenAI por difamação que chega à Justiça, o processo é acompanhado de perto por especialistas em direito e tecnologia pois pode estabelecer parâmetros judiciais nos EUA sobre a responsabilidade das informações fornecidas pelo ChatGPT. A mentira vem sendo atribuída a uma "alucinação" da IA, termo que designa momentos em que o robô se comporta de maneira imprevisível e inexplicada.
Em resposta a um usuário, o robô acusou o radialista Mark Walters de ter desviado dinheiro de uma fundação, embora isso não tenha ocorrido na realidade.
Como se deu a acusação falsa
Como se deu a acusação falsa Segundo o site americano Gizmodo, o jornalista Fred Riehl soliciou ao ChatGPT, um resumo de uma disputa judicial envolvendo a Second Amendment Foundation (conhecida pela sigla SAF), uma organização pró-armas dos EUA.
O robô então disse que o pivô da contenda era o radialista Mark Walters, que seria acusado de desviar dinheiro da fundação. Nas palavras do chatbot, Walters teria se "apropriado indevidamente de fundos para despesas pessoais sem autorização ou reembolso, manipulado registros financeiros e extratos bancários para ocultar suas atividades e não forneceu relatórios financeiros precisos e oportunos".
Walters, porém, não tem qualquer relação com essa disputa -é difícil entender por que exatamente o chatbot o associou a ela. O radialista apresenta um programa pró-armas no estado norte-americano da Geórgia, mas não está ligado diretamente à fundação. O processo judicial citado pelo ChatGPT não menciona o nome dele nem tem a ver com desvio de dinheiro.
Como nada do que o ChatGPT escreveu era verdade, o radialista, ao saber que estava sendo falsamente acusado pelo robô, decidiu processar a OpenAI.
Por que o ChatGPT inventou essa história?
Leia a matéria completa em: https://shorturl.at/nzSX8




Comentários