“As máquinas estão se tornando cada vez mais sofisticadas na forma como interagem conosco.”
- Bruno Augusto Santos Oliveira
- 4 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
As perguntas e respostas mais importantes sobre The Face Game

12 DE JUNHO DE 2023
Seu novo projeto multidisciplinar, The Face Game, visa entender melhor a interação entre humanos e IA. Iyad Rahwan, do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano, Jean-Francois Bonnefon, da Toulouse School of Economics, e Aythami Morales Moreno, da Universidad Autonoma de Madrid, falam sobre a motivação de seu projeto, os desafios que enfrentam e os mais urgentes perguntas sobre o rápido desenvolvimento da IA.
Você lançou recentemente o experimento online em larga escala "The Face Game". Sobre o que é isso?
Jean-Francois Bonnefon: Com The Face Game , queremos saber como as Inteligências Artificiais decidirão aparecer para os humanos – e mais especificamente, como eles construirão um rosto humano para si mesmos, dependendo de qual objetivo eles têm e com quais humanos eles interagem .
Iyad Rahwan: As máquinas estão se tornando cada vez mais sofisticadas na forma como interagem conosco. A recente ascensão meteórica de chatbots como o ChatGPT mostra que as máquinas agora podem conversar conosco fluentemente em linguagem natural. A próxima fronteira para as máquinas será a comunicação não-verbal. Nós, humanos, nos comunicamos usando todos os tipos de sinais não verbais, desde o que nossas roupas dizem sobre nós até nossas expressões faciais e linguagem corporal. O Face Game é sobre a 'primeira impressão' que a IA tentará causar ao interagir conosco.
Qual é a motivação para o projeto? O que há de novo?
Jean-François Bonnefon:Fotos de perfil de rostos humanos estão em toda parte online e desempenham um papel crucial na formação da primeira impressão que causamos nos outros. Todos nós jogamos um 'jogo de rosto' uns com os outros, decidindo como queremos parecer para produzir impressões específicas nos outros. As inteligências artificiais estão nos observando jogar este jogo, o que significa que aprenderão o tipo de rosto que produz uma impressão específica em um humano ou outro. Como resultado, eles aprenderão a dar a si mesmos um rosto humano adequado ao objetivo que perseguem e aos humanos com os quais interagem. Precisamos entender como eles vão conseguir isso e para quais resultados. No entanto, há preocupações crescentes sobre a capacidade da IA de nos manipular por meio de estratégias de comunicação personalizadas e preocupações crescentes de que a IA possa tentar dar a si mesma traços humanos para contornar nossa desconfiança nas máquinas. O Face Game está na interseção dessas preocupações.
...
Leia a entrevista completa em: https://www.mpib-berlin.mpg.de/press-releases/the-face-game-interview
Se quiser se juntar ao esforço dos pesquisadores, jogue o The Face Game em:





Comentários